Preços de relógios de luxo devem continuar caindo em meio a altos estoques

Crédito: PxHere

Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet estão entre as marcas afetadas; alguns modelos ainda são vendidos acima do varejo

Segundo a Bloomberg, os preços de relógios de luxo das marcas Rolex, Patek Philippe e Audemars Piguet estão em queda no mercado secundário. Apesar disso, alguns modelos ainda são vendidos acima do varejo, enquanto a oferta permanece relativamente alta.

Desde 2021, o mercado de relógios suíços usados tem apresentado uma tendência de queda, um fenômeno atribuído por analistas da Morgan Stanley e WatchCharts ao elevado fornecimento no mercado secundário, embora essa oferta esteja diminuindo gradualmente. Adicionalmente, preocupações com a economia global e a queda das criptomoedas também exercem influência sobre os preços.

Segundo o Índice Geral do Mercado de Relógios da WatchCharts, houve uma redução de 6% nos preços desde 2023 e quase 17% nos últimos doze meses. Apesar dessa tendência de queda, ainda existem relógios cobiçados sendo negociados acima do varejo. O relatório aponta que 89 modelos da Rolex, o que representa 79% dos modelos rastreados, possuem preço acima do varejo. No caso da Patek Philippe, são 43 modelos (correspondendo a 48% do total), e para a Audemars Piguet, são 34 modelos (71% do total).

O número de modelos vendidos acima do varejo tem diminuído. Em fevereiro, a Rolex tinha 112 modelos comercializados dessa forma, enquanto em julho, esse número caiu para 89 (-20%). A Patek Philippe registrou uma redução de 9%, passando de 47 para 43 modelos vendidos acima do varejo, e a Audemars Piguet teve uma diminuição de 6%, de 36 para 34 modelos.

Ainda não se sabe por quanto tempo essa tendência de queda nos preços continuará. Portanto, colecionadores interessados em modelos icônicos podem encontrar boas oportunidades no mercado secundário. Entretanto, é importante permanecer atento as flutuações do mercado e as características de cada modelo antes de efetuar uma compra.