A fumaça cada vez mais frequente vinda do Canadá e as queimadas nas florestas da costa do Pacífico têm mudado a percepção de alguns políticos estadunidenses sobre a existência — sim, existência — do aquecimento global.
Outrora negacionistas climáticos, diversos parlamentares do partido Republicano agora falam em mitigação da emissão de combustíveis fósseis, cuja exploração eles seguem vivamente a apoiar, dado o potencial do país na produção de gás natural e petróleo.
Kevin McCarthy, líder republicano na Câmara Federal, conforme publicou nesta terça (18) a agência Associated Press, agora fala que o mundo deve plantar um trilhão de árvores, dando curso a um estudo de cientistas suíços divulgado há quatro anos que considera esse número equivalente a 25 anos de emissão de C02. Seria, para esses cientistas, a melhor estratégia para sequestrar carbono em escala mundial.
Problema: o espaço demandado para esse plantio seria mais ou menos do tamanho dos Estados Unidos todo.
McCarthy disse à “AP” que é preciso “manejar melhor as florestas [dos Estados Unidos] para que o ambiente fique mais forte”. E, finalmente: “Vamos substituir o gás natural russo pelo gás natural daqui para não apenas termos um mundo melhor, mas um mundo mais seguro”.