IA polêmica do Google chega finalmente ao Brasil indicando personalização

Aplicativo Bard || Crédito: Unsplash

Chatbot experimental Bard é lançado após três meses de treinamento com português falado no Brasil

O Bard, chatbot de inteligência artificial desenvolvido pelo Google, finalmente chegou ao Brasil após um treinamento de três meses no idioma português falado no Brasil. Essa nova adição ao cenário traz consigo uma série de funcionalidades, como responder perguntas, traduzir idiomas, criar roteiros e diálogos, utilizando IA para oferecer uma experiência interativa e inovadora aos usuários.

Ao comparar o Bard com o ChatGPT, já é perceptível a diferença em diversos aspectos. O Bard se destaca pela velocidade de resposta, sendo milissegundos mais rápido que seu concorrente. Além disso, a interface desenvolvida pelo Google, é mais convidativa e o UX (User Experience) é mais funcional, proporcionando uma experiência mais agradável durante as interações com o chatbot.

É importante ressaltar que, apesar dos avanços na tecnologia de chatbots, o Google admite que o Bard pode apresentar informações imprecisas ou ofensivas, uma vez que a IA ainda está em constante desenvolvimento. No entanto, essa nova opção de chatbot no mercado brasileiro certamente impulsionará a evolução dos chatbots como um todo, beneficiando os usuários que buscam uma interação virtual mais inteligente e eficiente.

Polêmicas e promessas

O lançamento do Bard, chatbot de inteligência artificial do Google, no Brasil tem sido marcado por polêmicas. Funcionários da empresa acusaram a tecnologia de ser “inútil e perigosa”, pedindo sua suspensão e afirmando que o Google abandonou princípios éticos para competir com o ChatGPT. Além disso, um estudo levantou preocupações sobre o potencial favorecimento da desinformação por parte do Bard e de outros chatbots semelhantes.

Outra polêmica envolvendo o Bard foi a acusação de que ele teria sido treinado utilizando tecnologia rival da OpenAI, o que o Google negou veementemente. Recentemente, a empresa também enfrentou um processo nos Estados Unidos, sendo acusada de roubar dados pessoais para treinar suas inteligências artificiais, mas alegou que as acusações não têm base.

Apesar das controvérsias, o Google enfatizou que o Bard é uma ferramenta em fase experimental e está comprometido em aprimorar sua tecnologia para evitar viés e respostas ofensivas. A empresa destaca a importância de ouvir o feedback dos usuários e garante que o chatbot é capaz de criar conteúdo de maneira responsável, indicando as fontes utilizadas para gerar suas respostas. Essas questões éticas e de privacidade levantadas pelos críticos reforçam a necessidade de um uso cuidadoso e responsável das tecnologias de inteligência artificial.

Como usar o Bard em português

Para usar o Bard no Brasil e em português, faça assim:

  1. Acesse bard.google.com;
  2. Faça login com a sua conta Google;
  3. Digite comandos na tela de prompt (em português, se preferir) para a inteligência artificial executar.