Aquisição de bicicletas elétricas revolucionam entregas dos Correios

A bicicleta elétrica dos Correios || Crédito: Divulgação/Correios

A intenção é ampliar projeto para todo o país, visando uma transformação sustentável

Os Correios estão empenhados em incorporar bicicletas elétricas em suas operações de entrega em todo o país, como parte de um compromisso com a redução das emissões de carbono. Iniciando em Praia Grande (SP), a empresa já adquiriu 33 bicicletas elétricas para o serviço de entregas, e planeja a compra de mais 762 unidades neste mês. Esse projeto faz parte de um plano maior que visa substituir parte da frota convencional por bicicletas elétricas, totalizando 2.500 unidades. A decisão de adquirir as e-bikes foi embasada em estudos conduzidos pela Aliança Bike e pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da UFRJ, que demonstraram a eficiência desses veículos na operação dos Correios, superando motocicletas em mais de 80% das áreas de entrega.

As bicicletas elétricas oferecem várias vantagens, incluindo maior agilidade e manobrabilidade. Com um motor acoplado, os carteiros podem alcançar uma velocidade média de 25 km/h, resultando em entregas mais eficientes. Além disso, as e-bikes são mais fáceis de manobrar em comparação com veículos motorizados convencionais. A facilidade de estacionamento e manutenção também é um benefício, com a possibilidade de recarregar a bateria em tomadas convencionais e a disponibilidade de serviços de bicicletarias para reparos e substituição de peças desgastadas.

“As bicicletas contam com especificações técnicas desenvolvidas por engenheiros da empresa, após testes-pilotos. Por essa razão, elas priorizam materiais leves, resistentes e ergonômicos, com foco em garantir o bem-estar dos empregados que atuam na distribuição domiciliária, além de reduzir custos com manutenção e ampliar a disponibilidade do recurso”, ressalta o diretor de Operações dos Correios, Carlos Henrique de Luca Ribeiro.

Além dos benefícios operacionais, as bicicletas elétricas também ajudam a reduzir o impacto ambiental. Por utilizar energia limpa, elas não emitem gases poluentes. Com autonomia de 30 a 50 km, dependendo das condições, e uma recarga completa em cerca de sete horas, as e-bikes permitem entregas mais eficientes e responsáveis. Atualmente, os Correios contam com aproximadamente 4 mil carteiros ciclistas que percorrem um total de 67 mil quilômetros por dia, tornando a adoção das bicicletas elétricas uma importante medida para a transformação sustentável da estatal.