Marcos Pereira posta vídeo para reforçar importância da “mãe das reformas”

Marcos Pereira || Crédito: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Presidente do Republicanos faz questão de mostrar posição pró-reforma tributária mesmo após votação e homenageia governador paulista da sigla

Presidente nacional do Republicanos e vice-presidente da Câmara Federal, o deputado Marcos Pereira (SP) fez questão de nesta segunda-feira (10) voltar ao tema da reforma tributária, “a mãe de todas as reformas”, como ele diz. Ele já havia feito um vídeo para mostrar seu apoio — e por extensão, do partido — à aprovação da PEC e repetiu a dose nesta segunda-feira (10) para reafirmar a justeza da decisão da sigla.

Pereira falou como se fosse o próprio Arthur Lira, para quem a reforma é uma “pauta do Brasil”. “É uma pauta de Estado, nasceu no parlamento, estava em discussão há mais de 30 anos”, disse, “Não poderíamos adiar a modernização do sistema tributário”.

Mais, no entanto, do que afirmar a posição dos deputados da sigla – apenas 3, em 41, posicionaram-se contra a PEC –, o vídeo de Pereira serve de desagravo ao governador paulista Tarcísio Gomes de Freitas, principal figura do partido, que foi atacado pela milícia digital bolsonarista por cerrar fileiras pela aprovação da PEC.

Disse Pereira:. “Tarcisio foi injustamente massacrado e atacado pelos que fazem oposição por oposição (…) Conduziu com muita maestria os principais pontos divergentes da reforma. A contribuição de Tarcísio ficou marcada na história do Brasil como a atuação de um grande estadista.”

Pode não ser nada pode não ser nada, como diria o velho jornalista Ancelmo Góis, de O Globo, mas os dois vídeos produzidos em curto espaço de tempo pelo presidente da sigla em favor da reforma tributária indicam que um apoio entusiasmado do partido de Tarcisão a outras pautas do governo federal pode estar em tela.