Visão subjetiva de democracia pega mal, e Lula tenta emendar no Twitter

Lula || Crédito: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista, Lula defende Nicolás Maduro e afirma que democracia pode ser "conceito relativo"; repercussão leva equipe a colar trecho menos difundido

Teve grande repercussão, como era de se esperar, a defesa de Lula do sistema eleitoral da Venezuela, feita em entrevista remota à rádio Gaúcha na quinta-feira (29).

Tentando novamente prestigiar seu homólogo Nicolás Maduro, Lula voltou a defender as constantes eleições do país vizinho, e saiu-se com a frase lapidar: “O conceito de democracia é relativo”.

O comentarista da Globo News, Otávio Guedes, que costuma ser utilizado nas redes sociais dos petistas por conta de suas críticas agudas — e argutas — ao bolsonarismo, chamou, ainda na quinta-feira, o discurso do atual presidente de “estelionato eleitoral”.

Explicou: “Na eleição de 2022, discutiu-se basicamente democracia (…). E o Lula era o candidato que representava a normalidade democrática do pais. Muita gente que não gosta do PT, acha o PT partido ruim, votou no Lula por conta da democracia.”

O comentário foi utilizado por apoiadores fieis de Bolsonaro como o senador piauiense Ciro Nogueira, ex-chefe da Casa Civil do ex-presidente, muito ativo nas redes sociais.

Lula sentiu e teve de ir ao Twitter nesta sexta (30) emendar o soneto. E usou um pedaço da entrevista que sua equipe legendou como “o trecho que não mostraram”. Disse ali:

“Eu gosto da democracia (…) e a exerço na sua plenitude. (…) A governança do PT  aqui é exemplo de exercício da democracia. Nunca antes na história do Brasil o povo participa tanto da elaboração das coisas como está participando agora.”