Republic Airways se une a Embraer em projeto de sustentabilidade

Crédito: Divulgação/Embraer/Republic Airways

Maior operadora de voos regionais dos EUA entra para time de conselheiros que assessora a empresa brasileira no desenvolvimento de aeronaves livres de emissões e comercialmente viáveis

A Embraer anunciou nesta terça-feira (20) que a Republic Airways é a mais nova integrante do grupo consultivo do projeto Energia. Com cerca de 200 aeronaves, a Republic Airways é um dos maiores clientes da fabricante brasileira de aviões, e uma das principais companhias aéreas regionais dos Estados Unidos.

O Energia foi criado pela Embraer com o objetivo de pensar em soluções sustentáveis de transporte para até 50 passageiros. A meta da companhia é reduzir pela metade as emissões poluentes de suas aeronaves até 2030; e se tornar neutra em carbono até 2050.

O grupo consultivo do Energia reúne fabricantes e empresas de leasing, fornecedores e outros especialistas no mercado de aviação que assessoram a Embraer no desenvolvimento de aeronaves sustentáveis, livres de emissões e que sejam viáveis do ponto de vista comercial.

No início do ano, a Air New Zeland fez o mesmo caminho da Republic Airways ao se tornar conselheira do Energia. Em um toma lá, dá cá a Embraer firmou uma parceria com a iniciativa Mission Next Gen Aircraft da empresa neozelandesa, que também visa zerar a emissão de poluentes da frota regional do país.