Rui Costa

Rui Costa || Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Dois dias após reprimenda de Arthur Lira, chefe da Casa Civil ajoelha no milho e se retrata por fala sobre Brasília

Demorou séculos (pela cronologia oficial: dois dias) para que o ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa, fosse ao Twitter se retratar pelo discurso proferido durante a inauguração de um hospital no interior da Bahia na sexta (2).

Na tarde desta quarta (7), 0 ex-governador baiano fez um “fio” com cinco tuítes, e, seguindo a escola Abel Ferreira, buscou um bode expiatório a quem responsabilizar pela amplificação de suas palavras — a tempestade em copo d’água, na imagem do técnico do Palmeiras.

“Ao citar Brasília como centro do poder político, não fui feliz nas minhas palavras, o que permitiu que alguns transformassem a minha declaração em um ataque à cidade ou ao seu povo”, começou o ministro.

Em seu discurso, Costa havia chamado Brasília de “ilha” e de “bolha da fantasia” e sugeriu que se a capital federal  ficasse numa cidade com pobreza explícita nas ruas, a administração pública talvez tivesse mais sensibilidade social.

Ele seguiu, no Twitter:

“Quero deixar absolutamente claro que meu desabafo nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital, com seus familiares, lutando, sonhando e passando dificuldades como tanta gente em todas as cidades do país.”

As reclamações, que vieram até de deputados distritais do PT, não ensejariam resposta de Costa, muito provavelmente. Acontece que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, na segunda (5), sem citar o nome do ministro, disse claramente que aquela declaração “não ajudava”.

Lira falava a uma emissora de TV após se encontrar com Lula.