Realpolitik fala mais alto, e Salles sai da disputa à prefeitura de SP

Ricardo Salles, Ricardo Nunes e Valdemar Costa Neto || Crédito: Carolina Antunes/PR/Isac Nóbrega/PR/Reprodução/PL

Ex-ministro do Meio Ambiente tuita que "Centrão venceu" e PL, seu partido, deve apoiar atual prefeito nas eleições da cidade em 2024

O ex-ministro do Meio Ambiente e atual deputado federal paulista Ricardo Salles anunciou, ainda que indiretamente, nesta segunda (5), que não concorrerá a prefeitura de São Paulo, como era seu desejo.

O PL, partido de Salles, de Bolsonaro e do Centrão-raiz Valdemar Costa Neto, não quer ter dois candidatos de direita na cidade, receoso de que a esquerda possa vencer com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), que chegou ao segundo turno nas eleições para a prefeitura em 2020.

Por isso Salles teria sido rifado em favor do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que vem fazendo questão de aparecer até mesmo ao lado de Jair Bolsonaro, como aconteceu em evento na Zona Norte da cidade na sexta (2).

Salles usou o Twitter para divulgar suas choramingas. “O Centrão ganhou. A direita perdeu”, escreveu.

Na rádio Jovem Pan, de que Salles é um dos, digamos, embaixadores, ele disse que “o prefeito [Ricardo Nunes] não apoiou Bolsonaro, tem um monte de petista ou ex-petista dentro do governo”. E ainda: “Tou tomando chapéu da politica profissional, a turma que gosta de business. (…) Não tem ideologia. É uma cooptacão das velhas raposas da política. Nós [direita bolsonarista] fizemos filho na barriga dos outros.”

E citou Valdemar como diretamente responsável pelo movimento.

Finalmente, profetizou:

“O Boulos vai destruir o Nunes.”