Demarcação de terras indígenas pode sair da pasta dos Povos Indígenas

Sonia Guajajara e Lula || Crédito: Ricardo Stuckert/PR

MP que esvazia a pasta foi aprovada na Câmara. Ministra Sonia Guajajara não esconde sua frustração e toma bronca de Lula

A MP 1154 que faz o redesenho da estrutura dos ministérios e órgãos ligados ao governo Lula reduziu atribuições não só na pasta dos Povos Indígenas, mas também nas do Meio Ambiente e da Gestão e Inovação.

Na quarta-feira (24), dia da aprovação do texto da MP na Câmara, a ministra Sonia declarou, em entrevista à GloboNews, que uma das razões para a criação de seu ministério foi justamente a retomada da demarcação ds terras indígenas.  “Com essa retirada, há um esvaziamento da pauta principal do ministério”, disse ela, sem esconder sua frustração. No domingo (28), a ministra contemporizou, dizendo que não há perdas danosas, já que Lula é comprometido com a questão e ela considera o ministro Flávio Dino um aliado nessa causa.

Mesmo assim, Sonia não escapou da bronca de Lula  que, durante reunião desta segunda-feira (29),  disse que não se lava roupa suja em público. O presidente atribuiu as atitudes de Sonia a sua pouca experiência na função.  A reprimenda também incluiu Marina Silva, do Meio Ambiente, e Alexandre Silveira, de Minas e Energia, que andam se estranhando por conta da exploração de petróleo na bacia da foz do Amazonas.

Em tempo: o texto da MP 1154 deve ser analisado no Senado até o dia 1 de junho. Caso contrário, perde o efeito.