Lançamento do Pacto contra a Fome reúne ministros, governadores e empresários em São Paulo

Simone Tebet, Bruno Dantas e Wellington Dias (Crédito: Paulo Freitas)

Evento do projeto suprapartidário e multissetorial que quer erradicar a fome no Brasil até 2030 é prestigiado por Simone Tebet, Wellington Dias, Tarcísio Freitas e Edu Lyra

O teatro Santander foi palco de uma estreia concorrida na manhã desta terça-feira (23): no caso, a do Pacto Contra a Fome, instituição sem fins lucrativos que pretende erradicar esse problema no país até 2030.

Durante o evento, a economista e empresária Geyze Diniz, fundadora e presidente do Conselho de Administração, fez questão de frisar que se trata de uma iniciativa suprapartidária e multissetorial.

Time de peso
Além de Geyze, o Pacto contra a Fome reúne outros 40 cofundadores entre empresários e empreendedores e ativistas sociais. Eduardo Lyra, presidente do Instituto Gerando Falcões é um deles. “Durante a pandemia, trabalhei diretamente com a família Diniz e vi os esforços que eles fizeram para colocar comida na mesa de todo mundo. Ver a evolução daquele momento para uma organização estruturada que articula alianças com governos, iniciativa privada e sociedade civil tem um valor crucial para transformar o Brasil em um país que não tenha fome”, disse ele a PODER ONLINE.

A classe política também compareceu em peso. A começar por Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, para quem Geyze apresentou o projeto em fevereiro, durante uma viagem a Brasília. De um lado, existem as iniciativas do Governo Federal, caso do Bolsa Família; de outro, é fundamental que haja também essa união entre setor público e setor privado, independentemente de qualquer disputa política.”

Além de Dias, outros ministros passaram pelo Teatro Santander: Simone Tebet (Desenvolvimento e Orçamento); Bruno Dantas (presidente do Tribunal de Contas da União); e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).  Tarcísio Freitas, governador de São Paulo, e Ricardo Nunes, prefeito da capital paulista, também marcaram presença, assim como o Governador do Maranhão, Carlos Brandão Junior, entre vários outros políticos.

Números impensáveis
Durante o encontro foram apresentados alguns dados do levantamento feito pela consultoria Integration. Um dos números que mais chocou a plateia, além dos quase 33 milhões de brasileiros que se encontram no nível mais grave de insegurança alimentar, foi saber que o desperdício de alimentos no país é oito vezes maior do que a quantidade de alimentos necessária para tirar as pessoas dessa situação.