Estudo vê conflito entre satisfação com Rússia de Putin e palavras-chave de motores de busca do país

Vladimir Putin é tema de documentário (Créditos WikiCommons)

Pesquisador Roberto Foa, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, crê em “manipulação de resultados” de pesquisas e medo russo em “vocalizar opiniões”

O apoio massivo dos russos à invasão ucraniana e à interminável presidência de Vladimir Putin, medida por pesquisas feitas no país, não encontra correspondência nas palavras-chaves utilizadas nos motores de busca utilizados pelos cidadãos russos. É essa a conclusão de uma pesquisa feita na Cambridge University, na Inglaterra, pelo pesquisador Roberto Foa e equipe.

Segundo a pesquisa, divulgada entre outros meios de comunicação pela revista Fast Company, os russos estão preocupados com seu futuro e bem-estar, diferentemente do que vem atestando institutos de opinião como o Levada, o maior do país.

“As pessoas têm medo de vocalizar suas opiniões e há manipulação de resultados”, disse Foa, que escrutinou as buscas feitos no Google e no russo Yandex.

Segundo o estudo, até as vésperas da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, os sentimentos de satisfação com o país e de preocupação em relação ao futuro manifestados pelos russos e identificados pelas pesquisas mantinham coerência com os termos mais buscados no Google e demais motores.

Curiosamente, com o início da invasão e os bombardeios sobre Kiev, o sentimento de satisfação subiu 15%.