Fim da PPI reduz preço do gás e do combustível e enlouquece redes

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Promessa de campanha, Petrobras decreta fim da paridade de preço internacional, reduz valores para o consumidor e Twitter vem abaixo

O governo Lula 3 pagou uma promessa de campanha nesta terça (16) ao eliminar a paridade de preço internacional (PPI) dos valores dos derivados de petróleo, revogando medida criada durante o mandarinato de Pedro Parente à frente da petroleira.

Antes mesmo de os efeitos serem sentidos nas bombas, eles explodiram no Twitter. A hashtag grandedia, por exemplo, teve apoio dos suspeitos habituais: parlamentares do PT, Psol e estrelas da mídia amiga.

Do outro lado, a histeria bolso-liberalista conhecida, com o senador do PP e ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira, endossando o grito “vai quebrar a Petrobras”, ou coisa que o valha.

Em poucos minutos, Ciro viu o Lula 3 como um “Dilma 3 em velocidade hipersônica” e fez com ironia com o “idioma” usado na nota oficial da Petrobras para explicar o fim da paridade de preço internacional.

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) foi mais altivo e anunciou que requerimento de sua autoria para que o presidente da Petrobras, o senador licenciado Jean Paul Prates, explique a mudança ao Senado, foi aprovado.

As ações ordinárias da Petrobras subiam 4,95% por volta das 12h.