Startup brasileira Educbank leva prêmio de inovação no SXSW

Danilo Costa || Crédito: Roberto Setton

A edtech criada por Danilo Costa era a única latino-americana entre as finalistas. Já a AMA, que também é do Brasil, brilhou no SXSW Pitch, competição global de startups do festival

A noite de segunda, 13, ganhou um lugar especial na memória de Danilo Costa, o fundador do Educbank. É que sua startup se tornou vencedora da categoria People’s Choice Award da premiação de inovação do festival SXSW. O Educbank era a única empresa latino-americana entre os 50 finalistas.

Costa, que foi capa da edição de novembro de 2022 da revista PODER (leia a reportagem, na íntegra, aqui), fundou o Educbank em 2020 para levar crédito ao setor educacional, adiantando os valores das mensalidades dos alunos das escolas particulares e assumindo junto aos gestores das escolas o risco da inadimplência.

O Educbank, que na ocasião da reportagem atendia 200 escolas particulares de 17 estados brasileiros, quer quintuplicar o número até o fim de 2023. “A educação básica é um mundo à parte e a gente precisou se debruçar sobre a educação com olhar de nicho. Por isso somos Educbank e não ‘BankEduc’”, disse ele na entrevista que concedeu a PODER.

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Este é um bom ano para o Brasil na SXSW: a AMA,  startup ambiental fundada por Marcelo Crivano Lopes,  venceu  em uma das categorias do SXSW Pitch, competição global de startups do festival, e foi eleita a Melhor Empresa Bootstrap, grupo focado em negócios que ainda não receberam rodadas de investimentos.

Outra startup brasileira, a Lyga, concorreu na categoria Futuro do Trabalho na mesma premiação, alinhando-se entre os 40 finalistas de um funil de mais de 700 inscritos.