Papa Francisco

Papa Francisco || Crédito: Gob/MX

Argentino Jorge Bergoglio celebra dez anos de pontificado com comedimento e certa surpresa com o passar do tempo. “Quando você se apodera do hoje, já é amanhã”

O papa Francisco celebra nesta segunda (13) dez anos de seu papado. Primeiro líder latino-americano a assumir a chefia da Igreja Católica Romana, ele disse que “parece que foi ontem” o dia, há exatos dez anos, em que foi consagrado pelos colegas cardeais chefe da Santa Sé, substituindo Bento XVI, o primeiro papa em seis séculos a renunciar.

Aos 86 anos, o ex-cardeal Jorge Bergoglio, que vem tendo dificuldades de locomoção, o que já alimentou boatos de que também poderia vir a renunciar, celebra sua década de papado com comedimento. Uma missa na mesma “facility” do Vaticano que lhe serve de moradia nesta segunda (13) e uma gravação de um podcast na véspera são os marcos comemorativos.

Francisco, que abdicou do apartamento luxuoso reservado para os papas em nome do que chama de “saúde mental”, disse no podcast que “o tempo voa”. “Quando você se apodera do hoje, já é amanhã.”