RECADO (BEM) DADO

O estúdio carioca de design Radiográfico conta para o mercado tudo o que seus clientes querem dizer – com mensagens inusitadas e, principalmente, muito criativas

Pedro Garavaglia e Olívia Ferreira: dupla de designers que fundou o Radiográfico

Um estúdio de design que faz a ponte entre os mundos físico e digital e, assim, traduz conceitos em imagens que passam a mensagem dos clientes na mídia mais adequada. Esse é o core do RADIOGRÁFICO, estúdio carioca fundado em 2005 pelos designers Olívia Ferreira e Pedro Garavaglia.

Nos primeiros dez anos, o Radiográfico se destacou nos meios cultural e de entretenimento, criando projetos para renomados diretores teatrais do Rio de Janeiro. Também foram desenvolvidos vários projetos para a televisão. Dois exemplos? O cenário da última temporada do Esquenta e os videocenários para o Conversa com Bial, programas de prestígio da TV Globo. Além disso, são do Radiográfico a concepção e a direção de cena das aberturas dos programas Saia Justa e Papo de Segunda, ambos da GNT.

Em 2016, mais um passo importante, quando a diretora de arte e cineasta Daniela Thomas convidou a equipe do Radiográfico para reforçar o time responsável pela concepção da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O Radiográfico elaborou o visual design do evento, criando imagens muito brasileiras, mantendo distância dos clichês. “Cumprimos essa tarefa integralmente”, afirmou, na época, o cineasta Fernando Meirelles, que dividiu a direção do espetáculo com Daniela e Andrucha Waddington.

Anterior Próximo

NOVAS FRENTES

Um ano depois das Olimpíadas, em 2017, o Radiográfico marcou outro ponto e abriu um escritório em São Paulo, numa charmosa vila em Higienópolis, tendo como vizinhas duas galerias de arte, A Gentil Carioca e Projeto Vênus.

Na capital paulista, chegaram mais clientes: iFood, Amazon, HBOMax, Itaú, Fundação Roberto Marinho, entre outros. Merecem destaque alguns trabalhos recentes: conceituação e rebrand dos On Airs dos canais Futura e Multishow; e a criação das marcas da editora de audiolivros Supersônica e da ONG de políticas climáticas Talanoa.

Anterior Próximo

A partir de janeiro, mais novidades: os cenários/instalações criados pelo Radiográfico para o Sesc Avenida Paulista e o Sesc Pompeia, um trabalho que faz parte do projeto institucional Sesc Verão 2023. No caso da avenida Paulista, o ponto de partida foi o conceito entrelinha, definido pelo próprio Sesc. No Sesc Pompeia, por sua vez, o Radiográfico criou o cenário da Vila Brincante usando como inspiração os blocos de madeira infantis – um convite para que as crianças e seus pais explorem a instalação. Também será em janeiro que o público vai conhecer o resultado do rebrand de todo o material didático e do site do Laboratório de Inteligência de Vida (LIV), do Grupo Salta (o antigo Grupo Eleva).

Dois meses depois, em março, quem for assistir ao musical do Los Hermanos irá conferir a identidade visual criada pelo Radiográfico. Michel Melamed, autor e diretor do musical, é um parceiro do estúdio desde os primeiros anos. Como se vê, não importa o cliente, competência e criatividade não faltam para o time do Radiográfico.