Pedro Castillo

Pedro Castillo || Crédito: CC/WikiCommons/Presidencia de la República del Perú

Presidente do Peru tenta dissolver parlamento e governar em regime de exceção, mas tiro sai pela culatra e mandatário é impichado

Eleito com uma margem apertadíssima em julho de 2021 e envolvido em infindáveis crises ao longo de seu até aqui ano e meio de mandato, o presidente do Peru, Pedro Castillo, tentou nesta quarta (7) dissolver o parlamento e governar provisoriamente em estado de exceção.

O objetivo de Castillo era se antecipar ao Legislativo, que iria analisar nesta mesma quarta-feira o terceiro processo de destituição do presidente.

Mas o tiro saiu pela culatra, e o parlamento não apenas deixou de reconhecer o ato do presidente como decretou moção de vacância – algo equivalente ao impeachment – de Castillo.

Foram 101 votos a favor do impeachment, 6 contrários e 10 abstenções. Assume a presidência do Peru a vice de Castillo, Dina Boluarte.

Castillo deixou a sede presidencial e foi na tarde desta quarta-feira para a sede da prefeitura de Lima, onde foi detido, conforme informou o jornal perunao El Comercio.