Presidente da Fiesp entra para bolsa de apostas dos titulares da Esplanada

Josué Gomes e Lula || Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado/Reprodução

Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice de Lula, José Alencar, passa a ser cotado para ministro da Indústria e Comércio ou até mesmo para ministro da Fazenda

Bombardeado em seu primeiro ano como presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em que enfrenta descontentamento das organizações empresariais acolhidas pela entidade, Josué Gomes da Silva é o mais novo nome a figurar entre os possíveis ministros do futuro governo Lula.

O jornal O Estado de S.Paulo e os sites o Antagonista e Poder 360 elencaram Josué entre possíveis titulares ao redivivo ministério da Indústria e Comércio. Outra possibilidade é assumir o bem mais central ministério da Fazenda.

Josué é filho de José Alencar da Silva, que foi vice-presidente de Lula em seus dois termos no Planalto, e pode ser destronado da presidência da Fiesp. Uma assembleia no próximo dia 12 foi marcada para discutir sua situação.

Representando a entidade, ele assinou uma das cartas pela democracia em julho, o que teria descontentado Jair Bolsonaro, que viu ali posicionamento político em favor de Lula. Mais importante, com o gesto, Josué angariou descontentamento de boa parte dos sindicatos patronais acolhidos pela Fiesp.