Futuro presidente, Lula brilha em COP frustrante, e Modi, em fim de mandato, em encontro do G20

Lula e Modi || Crédito: Reprodução

Em semana de rentrée mundial de Lula, primeiro-ministro indiano, que disputa terceiro termo em 2023, é atração do G20 por seus esforços em aproximar Rússia do resto do mundo

Enquanto um líder que ainda não assumiu – Lula – tornou-se a grande atração da edição de uma Conferência do Clima sem avanços relevantes, um primeiro ministro cujo mandato está chegando ao fim – Narendra Modi, da Índia – sai do encontro do G20, na Indonésia, que também ocorreu esta semana, maior do que entrou.

Modi, que disputa um terceiro mandato em 2023, foi ganhando espaço internacional ao inserir com propriedade seu país nas grandes discussões globais. Apesar dos percalços no front doméstico na segunda onda da Covid-19, ele fecha 2022 tendo sido um dos poucos líderes mundiais a se encontrar com Vladimir Putin já com a invasão da Ucrânia em curso. Ele disse ao russo que “este não é tempo de guerra”.

Como assinalou a CNN gringa, a frase dita por Modi a Putin foi usada pelos líderes do G20 na produção do documento final do encontro. Tratou-se, segundo a rede allnews, de um “sinal de que a maior democracia do mundo tem desempenhado papel capital em aproximar a cada vez mais isolada Rússia do Ocidente”.