Xi e Biden falam tête-à-tête por três horas e reconhecem necessidade de esfriar conflito

Xi Jinping e Biden || Crédito: Reprodução/YT/EN

Em primeiro encontro presencial entre os dois desde a posse de Biden, líderes de China e EUA não anunciam medidas, mas oferecem promessas de apaziguamento

Pela primeira vez desde que foi empossado presidente dos Estados Unidos, Joe Biden teve encontro “tête-à-tête” com seu homólogo chinês, Xi Jinping. O evento aconteceu nesta segunda (14), na cúpula do G20 em Bali, na Indonésia.

A conversa entre os líderes das duas maiores superpotências mundiais foi precedida por tensões crescentes, acentuadas por conta da visita recente da presidente da Câmara Federal dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, a Taiwan.

Xi e Biden tiveram bastante tempo para deixar cortesias e mesuras de lado e travar um “papo reto”: o encontro durou três horas.

Segundo a CNN gringa, os presidentes trocaram o primeiro aperto de mão ao mesmo tempo que Xi teria dito: “Bom te ver”.

Biden, que depois diria aos jornalistas que não considera realista um ataque iminente chinês a Taiwan, disse que “compartilha” com Xi a “responsabilidade” por “impedir que a competição” entre os dois países torne-se algo “próximo de um conflito”.

Segundo publicou a agência chinesa Xinhua, Xi, por seu lado, disse que os dois países têm “deveres com a história, com o mundo e com os povos” e devem colocar o relacionamento bilateral no “curso certo” e trazê-lo para a trilha “saudável e estável do crescimento que beneficie China e Estados Unidos e o mundo todo”.

Os dois líderes também concordaram em rejeitar o uso de armas nucleares, possível trunfo do presidente russo Vladmir Putin na invasão russa da Ucrânia.