Mercado se enerva e Faria Lima ironiza discurso de Lula que critica teto de gastos

Lula || Crédito: Roque de Sá/Agência Senado/Divulgação/B3

Subida do dólar e queda da B3 em possível reação a discurso de presidente eleito agitam influencers do dito mercado. “Momento Dilma” de Lula, diz farialimer Pedro Albuquerque

O dito mercado e a Faria Lima entraram no mood “eu já sabia” nesta quinta (10). A declaração do presidente eleito  a parlamentares na sede provisória do governo de transição, em Brasília, subordinando responsabilidade fiscal a responsabilidade social fez o dólar operar em alta de 3% e a B3 mergulhar em baixa.

Em seu discurso, Lula fez duas perguntas retóricas: “Por que as pessoas são obrigadas a sofrer para garantir a tal da responsabilidade fiscal deste país? Por que toda hora falam que é preciso cortar gastos, é preciso fazer superávit, é preciso cumprir teto de gastos?”.

E concluiu: “Vamos mudar alguns conceitos, muitas coisas consideradas como gasto, temos que passar a considerar investimento”.

Embora Lula tenha falado coisas muito semelhantes durante a campanha e tenha recebido em reação a essas considerações o endosso de economistas que estão a anos-luz da heterodoxia, agentes do mercado com alguma voz nas redes sociais se serviram do que costumam usar quando não estão diante de um governante liberal puro-sangue: a ironia.

O popular entre “farialimers” perfil Faria Lima Elevator tuitou: “Não existe avanços sociais sem estabilidade macroeconômica, novamente vamos aprender na prática”.

Pedro Albuquerque, da TC Investimentos, chamou de “momento Dilma” o discurso de Lula. E esse comentário ganhou do bolsonarista Rafael Ferri, primeiro sacerdote da igreja Guedes é Amor, o “remark”: “O amor venceu”.