Gilberto Kassab

Gilberto Kassab || Crédito: Marcos Corrêa/PR

Em encontro com Gleisi Hoffmann, presidente do PSD aprova entrada da sigla no processo de transição governamental, passo importante para apoio a Lula no Congresso

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, reuniu-se nesta terça (8) com a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR). Em pauta, o apoio do PSD ao governo Lula, a despeito das áreas consideravelmente bolsonaristas que tingem a sigla, caso, por exemplo, do Paraná, onde o governador reeleito Ratinho Júnior cerrou fileiras com Jair Bolsonaro.

Kassab não passou recibo do que disse, mas Gleisi, sim: “Acabo de sair de uma ótima conversa com (…) Kassab. Levei o convite para que o PSD integre o governo de transição e o Conselho Político. O deputado Antônio Brito foi indicado para compor o Conselho. Mais tarde o PSD indicará os membros que integrarão o governo de transição”, escreveu a deputada em sua conta de Twitter.

O PSD tem grandes simpatizantes do PT em seus quadros, caso dos senadores Otto Alencar (BA) e Omar Aziz (AM), destaques da CPI da Covid, mas Kassab, fiel a seu estilo de apostar em todos os cavalos possíveis, também fechou com a situação. Em São Paulo, apoiou efusivamente o bolsonarista Tarcísio de Freitas, o Tarcisão, eleito governador paulista em vitória no segundo turno contra o candidato do PT, Fernando Haddad.

Caso o PSD apóie em  bloco as pautas do novo governo no Congresso, Lula contará com 42 deputados federais e 11 senadores. No Senado ainda poderá contar com a simpatia do atual presidente, Rodrigo Pacheco, que deve formar novamente maioria para ficar mais uma legislatura à frente da Casa.