Enxurrada de parabéns globais a Lula inclui boa notícia da Noruega

Lula || Crédito: Reprodução/CC/Marizilda Cruppe/Amazônia Real/Amazon Watch

Ministro do Clima e Meio Ambiente do país escandinavo expressa desejo de “revitalizar parceria” com Brasil; Fundo Amazônia, de que Noruega participa, teve R$ 2,9 bi congelados por Bolsonaro

Presidentes, primeiros-ministros e outros líderes mundiais apressaram-se a parabenizar Lula por sua vitória eleitoral neste domingo (30). Joe Biden foi um dos que rapidamente chancelou o apertado triunfo do ex-presidente, que, pela primeira vez na história do país, cumprirá um terceiro mandato na presidência.

Biden publicou seus parabéns a Lula na conta oficial do Twitter da presidência dos Estados Unidos dizendo ainda que as eleições brasileiras foram livres, justas e críveis. E ainda: “Espero logo trabalhar junto [com Lula] para manter nossa cooperação entre os dois países pelos meses e anos à frente.”

Nesta segunda (31), em meio a uma enxurrada de cumprimentos, merece destaque a comunicação do ministro do Clima e do Meio Ambiente da Noruega, Esper Barth Eide, que publicou postagem citando Lula como um “promotor da proteção da Amazônia” e, mais importante, expressando a vontade de que a “Noruega rapidamente “revitalize a parceria” em assuntos de clima e proteção da floresta amazônica.

O que significa, basicamente, a retomada do Fundo Amazônia, interrompida pela política ambiental – ou a falta dela – de Jair Bolsonaro, já em 2019, em suas primeiras semanas de mandato. Na ocasião, foram congelados R$ 2,9 bi, valor utilizado para a prevenção do desmatamento e para ações de desenvolvimento sustentável na Amazônia.