Aras prevê respeito ao resultado das eleições em remake da “festa cívica”

Augusto Aras || Créditos: Carlos Moura/SCO/STF

Procurador-geral que viu festa no 7 de setembro de 2021, quando Bolsonaro fez seu mais duro ataque ao STF, dá sua benção pela normalidade das insituições no domingo

O Procurador Geral da República, Augusto Aras, gosta de ver certo cenário de mansidão e tranquilidade, aquele proverbial ambiente de “instituições funcionando”, mesmo quando o país está à beira da implosão, como no 7 de Setembro de 2021, data em que um ataque — físico — ao STF esteve a poucos passos de se concretizar.

Bem, talvez ele estivesse mesmo certo ao descrever os acontecimentos rumorosos daquele dia como “festa cívica”. Tudo bem que Jair Bolsonaro tenha feito ali, diante de milhares de fãs, seus mais contundentes ataques contra Alexandre de Moraes, ameaçando de não cumprir suas decisões. Vai entender, como diria Neymar.

A verdade é que Aras acaba de dar sua benção sobre o ambiente de normalidade que ele prevê para este domingo, durante o primeiro turno das eleições. Disse Aras, em sessão na STF desta quinta (29). “Nós confiamos na nossa democracia e haveremos de ter o resultado, qualquer que seja ele, devidamente respeitado pelas instituições públicas e privadas, pelos poderes, pelo povo brasileiro. De qualquer forma, teremos só um presidente de todos os brasileiros”.

Aras ainda citou o ex-presidente do STF Nelson Jobim: “Que o voto votado seja o voto apurado”.

Agora, vai.