Estrela do casting da CNN gringa, Christiane Amanpour tinha entrevista marcada com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, na quarta (21), na esteira da assembleia geral da ONU que se iniciou dois dias antes. Mas por achar desrespeitoso que a jornalista não usasse um lenço na cabeça, como é exigido das mulheres no Irã, Raisi cancelou a gravação.
Detalhe: a entrevista era em Nova York.
A repórter disse que entrevistou diversos presidentes iranianos antes, sem jamais ter ouvido exigência do tipo.
Comentando o caso para a própria CNN, Amanpour disse que já havia feito um “warm-up” com Raisi, conversando sobre temas como, por exemplo, a invasão russa à Ucrânia e a posição do Irã no conflito.
O Irã passa por protestos sistemáticos após vir a tona a morte de uma jovem mulher que estava sob custódia da polícia da “moralidade”, responsável pelo cumprimento dos preceitos religiosos que balizam a teocracia iraniana.
.@amanpour was set to interview Iranian Pres. Raisi in NYC when he asked last minute that she wear a headscarf.
"I politely declined on behalf of myself, CNN and female journalists everywhere because it is not a requirement. Very unfortunately they decided to pull the interview." pic.twitter.com/4luQcFBhY2— Brianna Keilar (@brikeilarcnn) September 22, 2022