Lula, Ciro, Tebet e Soraya tributam Elizabeth II; Bolsonaro tarda, mas segue rivais

Ciro, Tebet e Rainha Elizabeth II || Crédito: José Cruz/Agência Brasil/Roque de Sá/Agência Senado/Divulgação

Dos cinco mais bem colocados presidenciáveis das pesquisas, apenas Jair Bolsonaro demorou a prestar homenagens à rainha que morreu nesta quinta (8)

Rápidos no gatilho, ou melhor dizendo, no Twitter, os presidenciáveis Ciro Gomes e Simone Tebet repercutiram rapidamente  a morte da rainha Elizabeth II nesta quinta (8). Em fio com duas postagens, a candidata do MDB, que vem incorporando um discurso de valorização das mulheres, disse que a rainha “é exemplo de liderança feminina que, ao longo de décadas, serviu como ponto de equilíbrio de uma nação (…) Modelo de estabilidade, de convivência respeitosa entre instituições de Estado.”

E citou a rainha: “Foram as mulheres que inspiraram gentileza e cuidado no duro progresso da humanidade.”

Ciro Gomes publicou: “Com a morte da Rainha Elizabeth II se fecha um ciclo da monarquia britânica e se abrem as portas da história para uma mulher que foi um símbolo de superação, sacrifício pessoal e devotamento à causa de uma nação. Que ela descanse, merecidamente, em paz.”

Soraya Thronike manifestou-se depois de seus concorrentes. Escreveu: “Elizabeth II foi uma mulher à frente do seu tempo – real defensora da família, do Estado e de seu povo. ‘Enfrente ou em frente’, seu maior ensinamento.

Pouco depois Lula também se manifestou, aproveitando para celebrar as relações mantidas por seu governo com o Reino Unido.

Jair Bolsonaro demorou um pouco mais, mas foi eloquente nas homenagens: “Nesta data triste para o mundo, decretamos três dias de luto oficial e convidamos todo o povo brasileiro a prestar homenagens à Rainha Elizabeth II. – DEUS SALVE A RAINHA!”, escreveu.