ACM Neto e oponente do PT lideram em pesquisas de resultados discrepantes na Bahia

ACM e Jerônimo Rodrigues || Crédito: Valter Pontes/Secom/Gov-BA

Datafolha e Atlas cravam números completamente diferentes em levantamentos para governador da Bahia; no Datafolha, ACM leva fácil no primeiro turno

Gilberto Gil disse em Aquele Abraço que a Bahia já lhe deu “régua e compasso”, e, se a premissa é mesmo verdadeira, o Brasil deve muito à Bahia. Mas o estado está dando réguas e compassos completamente discrepantes para dois institutos de pesquisa.

Os resultados das mais recentes pesquisas dos institutos Datafolha e Atlas para o governo baiano apresentam números muito diferentes. No Datafolha, ACM Neto (UB) tem mais do que o triplo dos votos de seu principal perseguidor, o ex-secretário da Educação Jerônimo Rodrigues (PT). Vence, com facilidade, no primeiro turno.

Já a Atlas, contratada pelo jornal baiano A Tarde, mostra nesta quarta (24) o petista pouco à frente de Netinho, 38% a 35,6%. É o primeiro levantamento em que o candidato petista, lançado na undécima hora por conta da desistência do senador Jaques Wagner, aparece em primeiro.

Segundo o perfil @CentralEleições do Twitter, que assim como esta PODER ONLINE se inquietou com a discrepância, ela é motivada em razão de a Atlas “informar o partido dos candidatos”. Não parece muito convincente, mas é bom lembrar que Lula nada de braçadas na Bahia e o partido foi governado nos últimos dezesseis anos pelo PT – Rui Costa, o atual governador, tem altos índices de aprovação, e os baianos não parecem cansados da sigla.