Nancy Pelosi

Nancy Pelosi || Crédito: Flickr/Gage Skidmore

Vontade anunciada de presidente da Câmara dos Estados Unidos de visitar Taiwan torna-se motivo de desconforto diplomático e objeto de longo “call” entre Xi Jinping e Joe Biden

A presidente da Câmara Federal (House) estadunidense, Nancy Pelosi, tornou-se objeto de preocupações do presidente chinês Xi Jinping. O anúncio de que a líder parlamentar visitaria Taiwan foi rechaçado por Xi, que, à frente da China Popular reclama controle sobre a ilha, que tem regime próprio desde 1949, ano da revolução levada a cabo por Mao Tsé-Tung.

Xi vem endurecendo o discurso sobre o que chama de “uma só China”, e a visita de uma importante autoridade estadunidense à região produziria uma mensagem de autonomia indesejável para os propósitos de Pequim.

Xi e Joe Biden, com efeito, tiveram uma longa conversação, de mais de duas horas, nesta quinta (28). Segundo o site oficial da presidência estadunidense, os dois presidentes discutiram um “arco de assuntos”, entre eles o apocalipse climático e questões de saúde global.  Taiwan também entrou, naturalmente, em pauta. Biden disse, ainda segundo o informe da Casa Branca, que os Estados Unidos não mudaram sua posição e que são totalmente contrários a tentativas de “enfraquecimento da paz e da estabilidade ao longo do estreito de Taiwan”.

Resta saber onde sua colega democrata Nancy Pelosi entra nessa história.