Margaret Atwood

Margaret Atwood || Crédito: ActuaLitté

Escritora canadense de “O conto de aia” se vê compelida a explicar que “não ficou feliz” ao ver velha profecia se cumprir com novo entendimento da Suprema Corte dos Estados Unidos sobre aborto

A escritora canadense de O conto de aia fez um comentário irônico, e certamente melancólico, ao postar uma foto segurando uma xícara com a inscrição “I told you so” (eu vos disse isso) em sua conta no Instagram no domingo (10). A autora, responsável por uma das obras de ficção mais distópicas consumidas recentemente pelo grande público – graças também à versão para streaming –, tecia, dessa forma, um “remark” sobre entendimento recente da Suprema Corte americana, que estadualizou a decisão sobre a ilegalidade ou não do aborto.

Nesta terça (12), no Twitter, ela se viu impelida a corrigir interpretações errôneas da mensagem, como se ela um dia torcesse por tal desfecho, ou tivesse se alinhado com as pessoas que, como na antiga imagem de Caetano Veloso, vêem espírito no feto.

Atwood lembrou que desde os anos 1980, quando lançou O conto de aia, via como possível a ascensão da direita conservadora nos Estados Unidos. E fez questão de esclarecer: “Isso não me deixa feliz”.