Quase oito meses após leilão, 5G ‘puro sangue’ estreia no Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Brasília é a primeira cidade a receber a tecnologia; Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo serão as próximas

Quase oito meses após o leilão, o sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências, também conhecido como 5G SA) finalmente estreia no Brasil nesta quarta-feira (6) em Brasília. Próxima geração da internet móvel, a tecnologia oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Além disso, o sinal tem menor latência (atraso) na transmissão dos dados. Um arquivo de 5G, por exemplo, pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.

Outra novidade é que a tecnologia 5G permitirá a estreia da “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

Leia também: Herdeiro do Safra estaria perto de encerrar disputa que pode lhe render R$ 27 bi

A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as próximas cidades a receber o sinal 5G serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas. No início de junho, a agência reguladora definiu que, até 29 de setembro, todas as capitais deverão contar com a tecnologia.