01 Bolsonaro não vê mão de Trump em invasão ao Capitólio e diz que não dá para controlar possível versão brasileira

Flávio e Jair Bolsonaro || Crédito: Wilson Dias/Agência Brasil

Em surpreendente entrevista a uma mídia sem acesso ao cercadinho íntimo dos Bolsonaro, senador do PL afirma que pai “jamais” irá comandar levante contra resultado eleitoral

Não surpreende, exatamente, a fala do senador 01 Bolsonaro (PL) de que o governo federal não teria controle sobre um possível “levante” contra o resultado das eleições de outubro – resultado este que signifique, claro, derrota de 00 Bolsonaro.

Surpreende, isto sim, que 01 tenha dado entrevista para uma mídia que não seja “a minha mídia”, como seu pai costuma se referir ao time com acesso ao cercadinho.

A entrevista, publicada nesta quinta (30), foi ao decano O Estado de S.Paulo.

Na passagem à Pôncio Pilatos, o senador diz o seguinte: “Como a gente tem controle sobre isso [o possível levante]? No meu ponto de vista, [Trump] não tinha ingerência, não mandou ninguém para lá [Capitólio]. As pessoas acompanharam os problemas no sistema eleitoral americano, se indignaram e fizeram o que fizeram. Não teve um comando do presidente e isso jamais vai acontecer por parte do presidente Bolsonaro. Ele se desgasta. Por isso, desde agora, ele insiste para que as eleições ocorram sem o manto da desconfiança.”

E sobre o pedido de 00 de uma “contagem paralela”, disse 01:

“Essa apuração paralela não precisa ser só das Forças Armadas, pode ser da OAB, por exemplo. É uma tripla checagem de segurança. Por que ser contra? Não tem lógica. Por vaidade? Qual o preconceito com os militares? Será que esse preconceito não se estende a ter um presidente militar?”