Luís Roberto Barroso

Luís Roberto Barroso || Crédito: Nelson Jr./SCO/STF

Depois de receber liderança do vale do Javari em seu gabinete, ministro do STF volta a expressar preocupação com a “perda da soberania da Amazônia”

O ministro do STF Luís Roberto Barroso anda preocupado com os desmandos na Amazônia. Já são famosos seus tuítes às sextas-feiras em que recomenda um livro, uma música e o que chama de “pensamento”. Nas últimas postagens, o tema aparece com força. Um Índio, de Caetano Veloso, e Amazônia, de Ricardo Abramovay, estão entre as sugestões recentes.

Mais institucionalmente, o ministro também vem expressando sua preocupação com a região. Na terça (21), ele recebeu em seu gabinete no STF uma liderança do vale do Javari, Beto Marubo, que foi lhe pedir “intervenção” na área, além de fazer desagravo ao indigenista morto Bruno Pereira.

Nesta quarta (22), ele voltou à carga em evento na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. Segundo registrou a CNN brazuca, Barroso disse que “os relatos são muito tristes. De abandono do Estado, de desmonte da Funai, falta de apoio institucional e de como as quadrilhas internacionais estão tomando conta da região”.

“Eu me preocupo muito que a soberania da Amazônia esteja sendo perdida não para outros países, que já seria muito ruim, mas para o crime organizado, é ainda pior”, disse.