O presidente estadunidense Joe Biden disse nesta segunda (20) que pode vir a adotar nos Estados Unidos um estratagema que tem dominado as discussões políticas do Brasil – a suspensão, provisória, da taxa incidente sobre o consumo de gasolina.
A taxa é de 18,3% e sua isenção precisa ser aprovada pelo Congresso do país.
Tendo de lidar com a maior taxa de inflação dos últimos 40 anos, Biden passou a considerar o expediente que virou pedra de toque no último ano do governo Bolsonaro, desesperado por angariar popularidade a algumas semanas das eleições de outubro.
Conforme publicaram a agência Reuters e a CNN gringa, a suspensão pode vir a ser adotada ao fim desta semana. “Espero que eu tenha essa decisão baseada em informações que eu pedi até o fim desta semana”, disse o presidente, no registro das empresas de mídia.
Biden tem tuitado nervosamente estes dias. Nesta segunda, voltou a se posicionar de maneira um tanto populista, convocando os mais ricos para um sacrifício em prol dos que “ficam para trás”.
Bolsonaro ainda não capitalizou a onda, à maneira que fez após a visita a Vladimir Putin, em feveriro. Naquela ocasião, contudo, o líder russo parece não ter ouvido seus conselhos pela paz.