André Janones

André Janones || Crédito: Câmara dos Deputados

Deputado federal pelo Avante-MG, presidenciável da terceira via entra no olho do furacão por uso de emenda para show de Gusttavo Lima e outros cantores de sucesso em sua cidade natal

André Janones personifica um daqueles casos que a mitologia política brasileira é pródiga em produzir, mas que, se contar, ninguém fora do Brasil acredita: deputado federal em primeiro mandato, pouco conhecido fora de sua cidade natal – Ituiutaba, oeste mineiro, 100 mil habitantes –, ele se tornou um dos presidenciáveis da terceira via com algum “recall” nas pesquisas de opinião.

Não que sua intenção de votos seja assim uma Brastemp. Mas seus insistentes 2% superam as indicações de voto de Simone Tebet (MDB) e ombreavam com os valores alcançados por João Doria (PSDB), quando o ex-governador paulista ainda não havia tido sua carreira política dizimada por seus próprios correligionários.

Recentemente, o jornal O Estado de S.Paulo revelou que Janones indicou, via emendas do relator, verba milionária pra shows de cantores sertanejos como Gusttavo Lima para sua cidade natal, Ituiutaba.

Depois disso, Janones atacou a “mídia”. Nesta quinta (2) tentou elucidar ao Portal Uai, do jornal O Estado de Minas, que o valor de R$ 1,9 mi concedido ao show na verdade será dividido por dez artistas populares – não irá para o bolso de Gusttavo Lima. Veja o vídeo da entrevista ao Uai abaixo.

Seria um caso muito diferente, explicou o parlamentar, de outra cidade mineira, Conceição do Mato Dentro, que destinaria R$ 1,2 mi para show exclusivo de Lima. O evento foi cancelado depois que a cifra se tornou pública.

Na quarta (1º), Janones havia tentado se manifestar no programa É da Coisa, do jornalista Reinaldo Azevedo, mas foi tirado do ar quando sugeriu que o “jornalista deveria se informar melhor” sobre o tema “Gusttavo Lima”.

Em seu Twitter, Janones diz que Reinaldo o “ataca gratuitamente desde o dia em que ele se mostrou incapaz de entender um deboche que fiz com o indulto de graça que o presidente concedeu ao Daniel Silveira.”