É difícil saber se a imunização contra a Covid-19 vai se tornar ativo eleitoral em outubro. Afinal, a cada 15 em 15 anos, como diria Ivan Lessa, o Brasil esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos. A derrocada humilhante de João Doria, o homem que foi responsável por fazer a campanha de vacinação andar no Brasil, parece demonstrar que não.
Seja como for, o repique pela enésima vez dos casos de Covid-19 pelo país fez alguns governadores se mexerem. Candidato à reeleição, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), largou na frente e anunciou uma segunda dose de reforço do imunizante para uma faixa etária que tem ficado fora do radar da saúde pública: as pessoas de 50 anos.
“Bom dia! Nesta sexta-feira (3), vamos iniciar a aplicação da 4ª dose para maiores de 50 anos e servidores da saúde. Em breve, o @gov_df vai indicar os postos para vacinação. Vacinem-se!”.
Bom dia! Nesta sexta-feira (3), vamos iniciar a aplicação da 4ª dose para maiores de 50 anos e servidores da saúde. Em breve, o @gov_df vai indicar os postos para vacinação. Vacinem-se!
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) June 1, 2022
Nas pesquisas eleitorais recentemente divulgadas, Ibaneis aparece confortavelmente à frente de seus oponentes, com cerca de 30% da preferência dos ouvidos. Num distante segundo lugar está o senador Reguffe (União Brasil), com pouco mais de 10%.