Tráfego marinho nas águas da Europa aumenta consideravelmente por causa da guerra

Galactica Super Nova, do russo Vagit Alekperov

Bilionários russos que mantinham seus mega iates em portos do velho continente batem em retirada com medo de sanções da União Europeia

O tráfego marinho nas águas da Europa aumentou consideravelmente nas últimas 24 horas. O motivo? Por causa das sanções já anunciadas pela União Europeia contra a Rússia, que invadiu a Ucrânia no último dia 24, os bilionários russos que mantinham seus mega-iates em portos do velho continente optaram por tirá-los de lá temendo retaliações que resultassem na apreensão de seus brinquedos marítimos.

Uma das primeiras embarcações a levantar âncora foi o mega-iate Galactica Super Nova, do russo Vagit Alekperov que, aliás, perdeu bilhões desde o começo do conflito no leste europeu. Oleg Deripaska e Roman Abramovich, ambos também do clube dos dez dígitos, já providenciaram a retirada de seus barcos de lá. Grande parte deles zarparam rumo ao Oceano Índico, cruzando as Maldivas e as ilhas Seychelles. De acordo com o Superyacht Group, estima-se que entre 7 e 10% da frota mundial de superiates pertença a ricaços russos.