Hamilton Mourão

Hamilton Mourão || Créditos: Romério Cunha/VPR

Na ausência de qualquer manifestação de Bolsonaro, vice-presidente diz em alto e bom som que Rússia de Putin pode se comportar como Alemanha de Hitler

Há ao menos um adulto na sala. Na ausência de qualquer manifestação de Jair Bolsonaro, cuja mensagem de paz levada in loco a Vladimir Putin parece não ter sido muito persuasiva, coube ao vice-presidente, Hamilton Mourão, manifestar-se contra o presidente russo e sua decisão de colocar no ventilador a estabilidade do século 21 – ou o que havia dela.

Em desagravo ao povo ucraniano, Mourão disse a jornalistas ao chegar a seu gabinete de trabalho nesta quinta (24): “Se o mundo ocidental pura e simplesmente deixar que a Ucrânia caia por terra, o próximo será a Bulgária, depois os estados bálticos, e assim sucessivamente, assim como a Alemanha hitlerista fez nos anos 30.”

A alusão à Alemanha da Segunda Guerra não parou por aí:

“O mundo ocidental está igual ficou em 1938 com Hitler, na base do apaziguamento. Putin não respeita o apaziguamento (…) na minha visão, meras sanções econômicas, que é uma forma intermediária de intervenção, não funcionam. Vamos lembrar que o Iraque passou mais de 20 anos com sanções econômicas. Nada mudou. O Irã está há não sei quanto tempo com sanção econômica. Também nada mudou.”