Já não é incomum encontrar carros pela cidade de São Paulo com um discreto adesivo rosa sobre o porta-malas com o logotipo da startup mexicana Kavak. A empresa chegou ao Brasil em julho de 2021 e, alavancada, passou a surfar na onda de valorização do carro usado, algo que ninguém em sã consciência nos últimos anos acreditaria que viria a acontecer.
Mas por artes da pandemia e principalmente da queda mundial da cadeia de suprimentos, o mercado de automóveis usados ressuscitou no Brasil. Assim, a comunicação feita pela Kavak nesta segunda-feira (31), de que em fevereiro abre duas lojas no Rio e ao longo de 2022 quer contar com um “inventário” de 4 mil veículos no estado, ganhou repercussão.
Os mexicanos querem despejar R$ 550 milhões no Rio, cerca de 20% do investimento anunciado para o Brasil.
A estreia da Kavak no Rio acontece na Zona Sul, em Botafogo, e no muito popular shopping Nova América, em Del Castilho, colado à Linha Amarela, na Zona Norte. Se o desempenho paulista valer para o Rio, o prognóstico fluminense é otimista: em apenas sete meses em São Paulo, a empresa triplicou o número de lojas e quadruplicou o de veículos e funcionários.