Eric Zemmour

Éric Zemmour || Crédito: IllianDerex

Presidenciável da extrema-direita francesa é condenado em €10 000 por declarações de ódio contra imigrantes, crime de que é useiro e vezeiro

Se fosse no Brasil, talvez neguinho já tivesse ido à falência há tempos. Visto como uma versão ainda mais à direita da família Le Pen, o ex-apresentador de TV e possível candidato às eleições presidenciais francesas Eric Zemmour foi multado em €10 000 por suas declarações de ódio.

Em participação de setembro de 2020 no CNews, canal de TV em que tinha lugar cativo, Zemmour chamou imigrantes de “ladrões”, “estupradores” e “assassinos”.

A fala tinha como contexto na ocasião ataque recente à faca perpetrado na França por um imigrante paquistanês.

“Eles não têm de estar aqui. Devem ser mandados de volta. Não deveriam ter vindo”, disse Zemmour.

Previsivelmente, Zemmour lamentou as restrições à liberdade de expressão. Ele já havia recebido duas condenações pelo mesmo motivo.

Nas sondagens para abril, mês das eleições presidenciais deste ano na França, o ex-apresentador aparece com 11% das intenções de voto. Mas ele precisa ainda se viabilizar oficialmente como candidato, recebendo 500 indicações de delegados, e assim contemplar mecanismo criado pelo sistema eleitoral franceses para impedir que paraquedistas completos participem das eleições gerais do país.