Equipamentos para academias residenciais ganham status de peças de design

Halteres revestidos de couro e madeira, bike com design assinado e apetrechos de marcas como Dior e Louis Vuitton dão o tom nas salas de ginástica chiques

Academias em casas e condomínios se tornaram uma constante de uns anos para cá. Em 2020, uma pesquisa da National Association of Home Builders descobriu que 47% dos entrevistados classificaram uma sala de ginástica residencial como essencial ou desejável – um aumento de 20% desde 2003. Para tornar tudo mais harmonioso, uma nova safra de equipamentos elegantes, sexy e compactos, muitos deles criados por designers e arquitetos famosos, está fazendo a alegria dos estetas.

É o caso Fysik, uma linha fitness que oferece equipamentos com visual sofisticado, revestidos em couro e madeira. A empresa também pode personalizar tamanhos, materiais e até adicionar logotipos ou iniciais. Marijana Radovic e Marco Bonelli, fundadores do ateliê M2 atelier de arquitetura de Milão, afirmam que esse novo filão abriu novas possibilidades. “Felizmente, os equipamentos de ginástica agora têm um design lindo”, explicam eles. “Por causa de seu design chique, muitas vezes posicionamos esses produtos em áreas muito visíveis de uma residência.”

A tecnologia desempenhou um papel importante na expansão do catálogo de itens para academias ‘deluxe’. É o caso dos aparelhos de streaming de treino interativo – como Mirror, Tonal e Tempo -, bicicletas inteligentes da Peloton e SoulCycle, e máquinas de remo conectadas feitas pela Hydrow e Ergatta, isso sem falar em apetrechos grifados como halteres Louis Vuitton, bicicleta ergométrica Elite’s Fuoripista, kit Lumiere’s Home Gym e pesos de mão em couro Hock.

Já a Technogym, fabricante italiana de equipamentos de ginástica de última geração, oferece itens projetados pelo arquiteto modernista Antonio Citterio. Para os fanáticos por Dior, a Technogym também lançou uma esteira, um banco de exercícios e uma bola de equilíbrio com a marca, que começam a ser vendidos ainda este mês.

Essas inovações foram oportunas para o surgimento de uma indústria de wellness de US $ 1,5 trilhão durante a pandemia. Em uma pesquisa recente da McKinsey, quase 80% dos entrevistados relataram que o bem-estar é importante em suas vidas e mais de 40% o classificam como uma prioridade.