Em duas pesquisas para presidente, Janones supera pré-candidatos já oficializados

André Janones || Crédito: Câmara dos Deputados

Deputado federal calouro, André Janones (Avante-MG) notabilizou-se na greve dos caminhoneiros e disputou Câmara com Lira e Baleia; no Ipec e no DataPoder tem mais intenção de votos que Pacheco, Tebet e Vieira

Citado por seus colegas deputados como “sujeito que vence pelo cansaço”, o deputado André Janones (Avante-MG) tem razões para estar todo prosa, como se dizia no século passado. Na terça (21), ele foi a grande novidade da pesquisa de intenção de votos para a presidência da República divulgada na última terça-feira (21) pelo Instituto em Pesquisa e Consultoria (Ipec, com ex-funcionários do Ibope), com 2%.

Na pesquisa, Janones fica em pé de igualdade com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e supera os senadores Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Simone Tebet (MDB-MS), e Alessandro Vieira (Cidadania-ES), todos com 1%.

E nesta quinta-feira (23), pesquisa DataPoder, divulgada pelo site Poder360, deixou o parlamentar mineiro certamente exultante. Janones também aparece com 2% de intenção de votos, aqui metade do percentual destinado a João.  Nos dois estudos, Lula vem como primeiro colocado, oscilando entre 40% (DataPoder) e 44% (Ipec), com Bolsonaro em segundo, entre 30% (DP) e 28% (Ipec).

Ilustre desconhecido para muitos eleitores, Janones é advogado, está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e, mesmo ainda cru, se colocou como opção à Presidência da Casa, em 2021.

Janones ficou high em 2018, quando começou a gravar vídeos com caminhoneiros dando apoio à paralisação da categoria. Já eleito, surfou na onda do auxílio emergencial e defendeu que o valor do benefício fosse mantido em R$ 600, tendo mais interações que o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Procurada por PODER Online, a equipe de Janones diz que “não foi surpresa ver a alta do deputado nos números de intenções de voto”.