Doria e Bolsonaro repetem janeiro e voltam a encenar “feitiço do tempo” vacinal

João Doria e Bolsonaro || Crédito: Gov-SP/Clauber Cleber Caetano/PR

Discussão em torno de imunização de crianças tem ameaças bisonhas de Bolsonaro contra técnicos da Anvisa e Doria a indicar que furará calendário nacional

No filme Feitiço do Tempo, um repórter de TV interpretado por um ainda jovem Bill Murray fica inexplicavelmente preso aos eventos de um mesmo dia – o dia da Marmota –, vivendo, como um Sísifo contemporâneo, a mesma rotina intermináveis vezes.

É o que parece acontecer com o Brasil e sua bisonha guerra de vacinas. Enquanto Bolsonaro faz suas imprecações habituais e agora ameaça expor técnicos da Anvisa que assinarem liberações da vacina contra Covid-19 para crianças, o governador João Doria volta a dizer que irá se antecipar aos atrasos deliberados do calendário vacinal do ministério da Saúde.

Na manhã desta sexta (17), Doria já tuitava para afirmar que é “inadmissível o Governo Federal não iniciar imediatamente a vacinação das nossas crianças”. E seguiu: “É muito descaso com a vida dos brasileiros. Eles continuam relativizando uma pandemia que arruinou famílias inteiras. É sórdido perpetuarem o sofrimento de pais, mães e filhos.”

Doria cumpriu agenda de campanha nesta sexta, ao inaugurar a estação de metrô Vila Sônia, que demorou a fábula de 17 anos desde o início das obras para ser entregue aos paulistanos. Lá voltou a falar do tema das vacinas, que remonta a janeiro de 2021, quando ele deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19, fazendo o governo federal correr atrás.