Conheça as 10 tendências das redes sociais para 2022 segundo Orkut Buyukkokten

Orkut Büyükkökten, CEO da Hello Network // Divulgação

Criador da primeira rede social a bombar no Brasil e no mundo, o engenheiro de software turco revela como enxerga o cenário futuro das redes

“Quais são as tendências das redes sociais para o próximo ano?” Orkut Buyukkokten sempre é bombardeado com essa questionamento. Ligou o nome à pessoa? Sim, Orkut é o fundador da primeira rede social que engajou brasileiros e milhões de internautas ao redor do mundo. Lembra? Segundo o engenheiro de software turco, atualmente CEO da Hello Network, o futuro é mais previsível do que podemos imaginar, pois a evolução desta plataforma está intimamente ligada ao comportamento das pessoas, ascensão tecnológica e também desenvolvimento de infraestrutura. Confira as 10 tendências listadas por Orkut para 2022.

Formato: se você é fã ou usuário de redes sociais vai perceber que a forma com que os conteúdos são entregues mudaram muito nos últimos anos. Passamos do feed de notícias para os stories e hoje somos inundados por vídeos. Sim, os vídeos curtos se tornarão ainda mais populares!

Acesso: uma tendência muito clara é que a forma de acesso às redes tem mudado a cada ano e, em 2022, o mobile vai dominar os hábitos de consumo dos usuários em todo o mundo.

Privacidade: se tem um tema que não sai da mídia – e da cabeça dos usuários – é a privacidade de dados. A tendência é que as pessoas estejam cada vez mais atentas e exigentes quanto ao tratamento de seus dados. No Brasil, em 2021 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais com objetivo de regular essa questão, portanto, em 2022 as empresas por trás das redes sociais ficarão ainda mais atentas à segurança das informações pessoais de seus usuários.

TikTokização: todos sabemos que o Tiktok é um fenômeno mundial, portanto cada vez mais as redes sociais mais populares vão tentar incorporar o modelo de negócio da rede social chinesa. Atualmente já identificamos o aumento dos conteúdos em formato de vídeos verticais, por exemplo.

Criação de conteúdo: as redes sociais deram espaço para pessoas brilhantes compartilharem seus conhecimentos, experiências e, consequentemente, seus conteúdos. Criador de conteúdo é a profissão do futuro. Inovação é a palavra de ordem! Por isso encontramos dados surpreendentes como, de acordo com a SignalFire, uma gestora de capital de risco americana, há cerca de 50 milhões de criadores em todo o mundo e esta é a quarta carreira mais desejada entre as crianças britânicas de 7 a 11 anos!

Moderação de conteúdo: com o fenômeno das fake news, uma tendência clara de redes sociais é a moderação de conteúdo. Em 2021 já foi possível notar esse movimento em casos de grande repercussão, como quando o Twitter deletou publicações falsas sobre vacinação, entre outras.

Fora da bolha: em algumas redes sociais os algoritmos seguem funcionando, mas já percebemos algumas mudanças, como a sugestão de conteúdos e temáticas que não são consumidas pelos usuários. Esta é a tentativa de “furar” as bolhas e ampliar o consumo e distribuição de conteúdo

Hábitos de consumo: outra tendência que vem se desenhando nos últimos anos é que compraremos, cada vez mais, pelas redes sociais, mais do que pelos e-commerces e Amazon, por exemplo.

Além do básico: as redes sociais estarão mais integradas a hardwares, como carros e relógios. Além disso, com uma geração cada vez mais familiarizada com a tecnologia, a tendência é que estejamos presentes em redes simultâneas.

Comunidades: as comunidades seguem como forte tendência nas redes sociais. O Brasil tem caminhado para aderir a esse formato, mas o modelo praticado hoje dentro de algumas redes sociais funcionam mais como grupos de trocas transacionais, ou seja, ofereço algo e recebo algo em troca, fugindo de uma proposta comunitária.