Restrições de viagem voltam à cena com nova variante sul-africana

Crédito: Danny Howard

Cientistas descrevem mutação da proteína spike como “dramática”, tornando cobertura vacinal duvidosa; Reino Unido interrompe voos oriundos da África do Sul e Comunidade Europeia deve adotar suspensão

Quando o pesadelo parecia estar se dissipando, cientistas da África do Sul detectaram uma nova variante do vírus Sars-CoV-2 ainda mais problemática que todas as já muitas descobertas ao longo dos últimos 12 meses.

O problema da B.1.1.5.29 é que a proteína “spike”, a chave com que o vírus se conecta às células humanas, é bastante diferente do padrão que orientou o desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.

O Reino Unido não perdeu tempo e interditou a entrada de voos oriundos da África do Sul e de países vizinhos. A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse também nesta sexta (26) que deve propor a interrupção de voos vindo da África do Sul e outras países, como Japão, Israel e Índia.

Para a emissora de TV Sky News inglesa, Grant Shapps, secretário de Transporte do Reino Unido, disse que “a partir do que os cientistas descreveram, essa é a mais significativa variante já encontrada”.

A cotação do barril de petróleo reagiu imediatamente às más notícias. Depois de semanas de alta, os preços afundaram na Dow Jones cerca de 6%.