Revista Poder

Perfil oficioso do STF no Instagram defende Corte e explica vida institucional

Alimentado por juizes auxiliares e curtido por Luís Roberto Barroso, página é recente e já respondeu à questão: “O Supremo pode ser fechado?”

Crédito: STF

Alimentado de forma independente por assessores e juízes auxiliares do Supremo Tribunal Federal (STF), a conta do Instagram @explicandoaconst fala de assuntos espinhosos e sensíveis para a Corte sem envolver a instituição. A página exalta o Supremo e, na surdina, critica ações do governo.

(O STF tem  sua própria página  no Instagram, o @supremotribunalfederal.

Uma das primeiras publicações do perfil, de setembro passado, responde se o STF pode ser fechado – a frase se popularizou na campanha presidencial de 2018, quando o hoje deputado Eduardo 03 Bolsonaro (PSL-SP) disse que bastava “um soldado e um cabo” para interditar o Supremo.

Temas atuais como improbidade administrativa, precatórios e CPI foram contemplados nas 28 publicações da página, que ainda tem pouco mais de 2 mil seguidores.

Nos corredores do Supremo, a autoria da página é tratada como segredinho. Uma pista, talvez é que o único perfil de ministro entre os amigos do @explicandoaconst é o de Luís Roberto Barroso.

Sair da versão mobile