Cargo X torna-se o novo unicórnio brasileiro

Depois de aporte da Tencent e do SoftBank, “Uber dos caminhoneiros” passa a atuar sob nome Frete.com e deve lançar fintech focada em concessão de empréstimos para motoristas

Crédito: Divulgação

Tem novo unicórnio brasileiro na praça. A Cargo X, chamada de “uber dos caminhoneiros” por conectar profissionais independentes com clientes acaba de atingir valor de mercado de mais de US$ 1 bi.

Nesta quarta (10), foi anunciado o aporte de US$ 200 mi, suficientes para fazer da startup unicórnio. A japonesa SoftBank e a sul-africana e chinesa Tencent lideram a rodada.

Com o movimento, a Cargo X passa a se chamar frete.com e, no bojo, deve surgir uma fintech voltada para concessão de empréstimo para caminhoneiros.

A empresa foi criada pelo argentino Federico Vega em 2013, a partir de uma viagem de lazer de bicicleta que o futuro empresário fez por estradas de seu país, do Brasil e do Chile. A partir dessa vivência de “chão de asfalto” ele se deu conta das dificuldades do transporte de cargas nos principais países da América do Sul.