Paulo Guedes quer reduzir tamanho de secretarias políticas do Planalto

Paulo Guedes || Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em nova iniciativa quixotesca, ministro da Economia recoloca em circulação ideia de economizar centavos com diminuição de estrutura de pastas com status ministerial

Reenergizado pela visita com Jair Bolsonaro a uma feira de passarinhos no domingo passado, o ministro da Economiazinha, Paulinho Guedes, retomou nesta semana um tema que parecia esquecido: retirar o status de ministério dos órgãos integrados ao palácio do Planalto. A ideia voltou a ser discutida em reunião interna da Economia.

São quatro: secretaria de Governo, hoje comandada por Flávia Arruda; Gabinete de Segurança Institucional, de Augusto Heleno; Casa Civil, pilotada pelo senador licenciado Ciro Nogueira; secretaria-geral da Presidência da República, nas mãos de Luiz Eduardo Ramos.

Retirar o status de ministério do que Paulinho chama de “a política” não é para ele apenas birra, já que o ministro sempre diz que as pastas palacianas poderiam ser facilmente transformadas em secretarias. É, em sua visão, uma tentativa de economizar dinheiro público diminuindo a estrutura dessas quatro esferas.

Esse é um pleito do ministro desde o início do mandato, em 2019. Com o Centrão dando as cartas, hoje e sempre, não passa de mais uma iniciativa quixotesca e estéril.