Molon, Freixo, Randolfe e Tebet vencem prêmio Congresso em Foco

Crédito: Reprodução

Parlamentares do PSB, Psol e Rede se destacam entre vencedores da 14ª edição do prêmio dado por internautas e jornalistas que cobrem o dia a dia de Brasília

O site Congresso Em Foco  divulgou nesta quinta-feira (21) os vencedores da 14ª edição do prêmio Congresso em Foco, que avalia, por votação popular e especializada (jornalistas que cobrem política). Concorrem todos os deputados federais e senadores em exercício da República. Houve destaques individuais para mulher e destaques em educação e clima/sustentabilidade.

Na votação aberta, do público os primeiros colocados entre os deputados foram Marcelo Freixo (Psol-RJ), que já havia ganhado em 2020, Alessandro Molon (PSB-RJ) e Luiza Erundina (Psol-SP). No Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE) e Fabiano Contarato (Rede-ES).

Nas categorias temáticas, também em votação pela internet, Luiza Erundina (Psol-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Simone Tebet (MDB-MS) ficaram com os prêmios de mulheres “mais mais” da política; Alessandro Molon (PSB-RJ) venceu em educação e clima/sustentabilidade.

Na votação dos jornalistas, cujo júri era formado majoritariamente por mulheres, Alessandro Molon foi o parlamentar mais bem votado na Câmara; Simone Tebet, no Senado; nas categorias especiais, Joenia Wapichana (Rede-RR) foi a parlamentar mulher de destaque; Rodrigo Agostinho (PSB-SP) levou em clima e sustentabilidade, Professor Israel Batista (PV-DF) ganhou por sua defesa da educação.

No Twitter, Molon celebrou com parcimônia. “Ninguém faz nada sozinho. Parabéns a todos pelo trabalho, pela luta”, escreveu; Freixo foi menos comedido: Parabéns ao meu amigo Alessandro Molon pelos três prêmios que ganhou! Muito orgulho de dividir com você a responsabilidade de liderar os blocos da oposição! Juntos vamos reconstruir o Rio de Janeiro e o Brasil!”

Em 2020, os melhores da Câmara, eleitos por voto popular, foram Marcelo Freixo (Psol-RJ), Carlos Jordy (PSL-RJ) e Sâmia Bomfim (Psol-SP). Ao todo, vinte nomes foram citados como “os melhores” – nove desses do Psol, bancada que apareceu inteira no ranking.

Entre os dez melhores do Senado em 2020 apareceram Paulo Paim (PT-RS), Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Nessa listagem o partido mais representado foi o PT, com quatro parlamentares.