PSDB queima largada das prévias e se vê enredado em processos de impugnação

Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio || Crédito: Gov-SP/Caco Argemi CPERS/Sindicato/Pedro França/Agência Senado

Aliados de Eduardo Leite no partido pedem impugnação de filiados que ajudariam na votação de Doria, e sigla enfrenta climão; governador paulista não se pronuncia

Passados apenas dois dias de seu debate entre candidatos a candidato presidencial com jornalistas das organizações Globo, o PSDB abriu fogo contra si mesmo. Executivas estaduais colocaram em dúvida a filiação de votantes pelo diretório de São Paulo, em ação que ajudaria João Doria.

Em tuíte nesta quinta (21), o partido explicou que “a respeito dos questionamentos sobre a inscrição de eleitores para as prévias do PSDB, apresentados por representantes de Executivas Estaduais do partido, consideramos que pedidos de impugnação são naturais em qualquer processo eleitoral”.

Uma saída protocolar para um fato incômodo, que ficou mais explicitado pelo tuíte do governador Eduardo LEite, principal rival de Doria:

“A ação não é minha, nem é contra Dória. É de conjunto de diretórios em relação a filiações lançadas pelo diretório de SP. Lamento que isso esteja acontecendo e espero que não se confirme a suposta fraude. Confio nos encaminhamentos da direção nacional para os esclarecimentos.”

O secretário estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, replicou, o que permitiu que João Doria ficasse em silêncio olímpico: “Cercear o direito a voto de filiados de São Paulo é algo absolutamente inaceitável dentro da democracia partidária. Eleição é no voto, nunca no tapetão.”