Depois de “reeducação”, Jack Ma aparece em Ibiza

Jack Ma || Crédito: World Economic Forum / Ben Hider

Ex-chairman do grupo Alibaba, de que é controlador, bilionário é primeiro chinês a cair em programa de restrição de ganhos da aristocracia do país; desde IPO havia submergido

O bilionário chinês Jack Ma, ex-chairman do grupo Alibaba, de que é controlador, foi o primeiro tycoon da China a cair no programa estatal de, digamos, reeducação cultural de sua nova aristocracia. Com Ma, o Partido Comunista Chinês, que dirige o país, começou a retirar de pouquíssimos controladores o controle de suas empresas bilionárias.

Há mais ou menos um ano, depois do fracasso induzido do IPO do Ant Group, uma subsidiária do Alibaba, Ma submergiu. Nesta terça (19), segundo noticiou o South China Morning Post, jornal que pertence ao grupo, ele reapareceu na Espanha.

Segundo o SCMP, que citou uma fonte de informação familiar, o bilionário foi ao país mediterrâneo para “aprender” sobre técnicas agrícolas e ambientais. Ele teria viajado em seu avião particular.

Mas, ao chegar à Espanha, preferiu ir direto à famosa ilha de Ibiza, onde teria embarcado no iate próprio Zen, que vale, segundo fontes chinesas, cerca de US$ 200 milhões.